Tributação, Finanças E Comportamento Humano: Diálogos Interdisciplinares

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Até o final da década de 1970, a racionalidade era apresentada como uma característica inerente ao julgamento e processo de tomada de decisão. Entretanto, ao contrário do que se presumia, estudos empíricos começaram a revelar que a decisão não era um produto somente da razão, mas também da emoção. Gradualmente, a economia comportamental foi demonstrando as limitações da racionalidade humana.
Partindo das falhas de julgamento observadas, psicólogos e economistas começaram a estudar como e por que as emoções impactam no julgamento e na tomada de decisão. Entre as diversas descobertas proporcionadas pela economia comportamental, foi constatado que o tributo é sentido pelos contribuintes como uma perda, não como uma redução de ganho, impactando todo o cenário fiscal.
Nesse contexto, a presente coletânea propõe, através de 31 artigos, escritos por renomados juristas, dentre eles advogados, procuradores, professores universitários, juízes e auditores fiscais, além de economistas, psicólogos e estatísticos, uma necessária e inovadora interlocução entre o Direito Tributário, o Direito Financeiro e diversas temáticas relacionadas ao comportamento humano, tais como neurociência, psicologia fiscal, economia comportamental, ética, moralidade, consciência fiscal, métodos alternativos de solução de conflitos, melhora da relação fisco-contribuinte, dentre outros, a fim de auxiliar na promoção da justiça fiscal e da cidadania no Brasil, bem como na redução da litigiosidade tributária.